Padre Cícero de Romão, também conhecido como Padim Ciço, foi uma figura religiosa e política de grande influência no Nordeste brasileiro. Nascido em 24 de março de 1844 em Crato, Ceará, ele se tornou um importante líder religioso em Juazeiro do Norte, onde viveu a maior parte de sua vida e onde faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos.
Conhecido por sua devoção e carisma, Padre Cícero ganhou destaque por supostos milagres e pela sua atuação social, moralizando os costumes locais e liderando a comunidade em tempos difíceis, como durante a grande seca no Nordeste brasileiro. Sua relação com a política também foi significativa, sendo o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte e eleito vice-governador do Ceará.
Um dos episódios mais famosos envolvendo Padre Cícero foi o milagre da hóstia, em que uma hóstia ministrada por ele se transformou em sangue na boca de uma religiosa, fenômeno que se repetiu diversas vezes e atraiu a atenção de fiéis e autoridades religiosas. Apesar de ter sido inicialmente excomungado pela Igreja Católica, Padre Cícero foi posteriormente perdoado e sua imagem continuou a crescer como uma figura religiosa venerada por muitos.
Hoje, Padre Cícero é lembrado como um símbolo da religiosidade e da cultura nordestina, sendo reverenciado por milhares de fiéis que visitam sua cidade natal e seu túmulo em Juazeiro do Norte.